Como o estilo de vida dos pais pode influenciar a saúde dos filhos?

A correria do dia a dia, muitas vezes impede que os pais acompanhem a alimentação das crianças de perto. E isso tem feito com que a saúde deles fique prejudicada. É preciso entender que educar, também é oferecer o melhor no quesito saúde e bem-estar.

maeefilho

A ciência comprova que a obesidade começa no início da infância e tem como principal causa os fatores externos, como sedentarismo, comportamento familiar, fatores educacionais, hábitos alimentares e estilo de vida. A probabilidade de uma criança obesa se tornar um adulto obeso é três vezes maior do que uma criança com níveis normais de gordura corporal.

Os cientistas William McArdle e Frank Katch comprovaram que os filhos de pais acima do peso correm um risco, duas a três vezes maior, de terem obesidade quando adultos, em comparação às crianças de famílias nas quais nenhum dos progenitores é morbidamente obeso.

Porém, é importante ressaltar que a obesidade não ocorre apenas por razões genéticas, mas principalmente por causa dos hábitos inadequados da família em termos de alimentação saudável e exercício físico.

Crianças cibernéticas

Estudos recentes demonstram que pela primeira vez na história da humanidade as futuras gerações terão uma menor expectativa de vida e isso se dá devido ao sedentarismo.

Quem aí já brincou na rua? Queimada, bete, bicicleta, skate, pula corda, enfim, são muitas brincadeiras que hoje não fazem mais parte do dia a dia das crianças. Atualmente os pequenos estão sendo levados ao não movimento, ou seja, são incentivadas a ficarem sentadas com um tablet nas mãos.

“A criança precisa se movimentar, liberar a energia acumulada. Se o seu filho já acorda com sono, irritado e tem comportamento muitas vezes agressivo e está acima do peso, deve estar faltando na rotina diária exercícios recreativos.”

A criança tem necessidade de correr, brincar, faz parte do desenvolvimento dela. Agora, se ele passa o dia na escola e quando chega em casa senta para jogar videogame ou fica na frente do computador e, para piorar, não tem uma alimentação saudável, talvez esteja na hora de rever esses hábitos.

Fonte: por Sabrina Mundim – Blog Na Medida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s