A culpa é nossa!

As pessoas estão morrendo em função do Corona vírus. Sabe quem são os mais atingidos???

Em 29 de fevereiro foi publicado em Paris, que essa doença respiratória infectou mais de 85.000 pessoas, em mais de 50 países, desde o seu surgimento na China, em dezembro. Esse número vem crescendo desde então, fazendo inúmeras vítimas.

No Brasil temos alguns estados mais atingidos que outros. No início, o risco maior de contaminação era para pessoas acima de 65 anos, pessoas com doenças crônicas (cardiovasculares, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica) e pacientes com câncer diagnosticados há menos de 5 anos.

Porém, os últimos estudos publicados propuseram novos fatores: pacientes em diálise ou outro tratamento para doença renal crônica, asma, tabagismo e OBESIDADE, explica o Professor Leandro Rezende.

Karina Toledo, da Agência FAPESP, publicou em 18 de maio de 2020 que mais da metade da população brasileira pertence a algum grupo de risco.

Em novembro de 2019, havia sido liberado um estudo pela OMS (Organização Mundial da Saúde), apontando que a maioria dos brasileiros não praticam atividade física suficiente, indo ao encontro com a informação de que nossa população está em alto risco.

Atividade física regular promove inúmeros benefícios para saúde. O acesso à informação chega em quase todos os lugares do mundo e é sabido que o individuo saudável, praticante de exercício pelo menos 150 minutos por semana, corre menor risco de se infectar por esse vírus e essas tantas doenças que citamos.

Por isso a CULPA É NOSSA! De todos os profissionais de Educação Física (eu também). Nós falhamos e vamos continuar falhando se não orientarmos as pessoas a mudarem seus hábitos. Nós temos o poder de auxiliar a diminuição dos riscos para a população. Estudamos para isso, temos formação, conhecimento, ciência, teoria e prática. Nossa missão é fazer o ser humano se movimentar, fazer exercícios e manter a imunidade alta. Só assim esse vírus e essas doenças não vão continuar nos atingindo de maneira avassaladora.

Por isso, deixem nos redimirmos. Queremos te ajudar a se tornar FORTE, te tirando da zona de risco. Vamos fazer o seu corpo, a sua mente e seu espírito se transformarem.

Procure o profissional de Educação Física!

AUTOR: DOUGLAS LEÃO

AFP/OMS/OPAS/FAPESP

SAUDE.ABRIL.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s