Comece a correr, mas com cuidado.

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Como todos sabem, os benefícios da corrida são inúmeros. Ao praticar esportes é possível combater até possíveis doenças ligadas, principalmente, ao sobrepeso. Você pode reduzir a glicemia, percentual de gordura, prevenir doenças cardiovasculares e sobrecarga articular. Fora os benefícios como aumento da produtividade, melhor envolvimento social, estilo de vida saudável em curto, médio e longo prazo.

Para um melhor resultado na corrida, recomendam-se atividades complementares como fortalecimento. Isso irá proteger as articulações e as musculaturas, aumentar o potencial de rendimento e fazer com que você evolua com velocidade e segurança.

Tenho sobrepeso. Posso correr?

A corrida é um dos esportes que trazem os melhores resultados para quem quer emagrecer, o aeróbico queima muitas calorias e traz a endorfina necessária para continuar animado e focado no objetivo. Porém, para pessoas que estão muito acima do peso, é necessária uma atenção maior para não ter problemas que a impeçam de continuar.

O primeiro passo é ir em busca de um check up médico, com avaliação física. Assim irá entender qual é o nível em que seu corpo está, se há alterações na frequência cardíaca e na pressão. Isso é extremamente necessário para trabalhar com segurança.

Por fim, é essencial buscar um educador físico, capacitado e habilitado para prescrever treinamento de corrida, ele vai saber dosar a intensidade, volume e assim o corredor não terá problemas para começar, além de estar alinhado com os outros profissionais envolvidos.

Fonte: Rodrigo Lobo, Lobo Assessoria Esportiva, em WebRun.com.br

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O Bom Filho a Casa Torna e Treina!

No final de semana visitei o Studio Personal Center, em Porto Alegre, onde sou sócio junto com minha irmã Dra. Gabriela Leão (Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates). Além de matar a saudade eu aproveitei para trocar experiências na área da preparação física e reabilitação e, claro, aproveitei para TREINAR. Abaixo segue descrição e vídeo do Exercício de Pilates Suspensus “Table” feito com tecido. Confere:

Posicionamento aparelho: Balanço na altura do quadril e alças na altura dos joelhos. Balanço dobrado em 4 partes.

Posicionamento inicial: Aluno sentado no tecido com os pés (calcanhares) apoiados nas alças longas em dorsiflexão. Aluno “escorrega” até que o balanço esteja na altura das escapulas e o quadril fora do balanço.

Respiração: Inspira para iniciar, expira no movimento. Respiração dinâmica de 1 tempo.

Objetivo: Estabilidade de tronco. Fortalecimento de core. Mobilidade de coluna.

Precaução e contra indicação: Cervicalgias.