Atividade Física contra a Compulsão Alimentar

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Sabe-se que o grande responsável por ocasionar a compulsão alimentar é a produção de hormônios como a Serotonina, liberados logo após a ingestão de açucares e carboidratos. Esses hormônios geram uma grande sensação de prazer, euforia e bem-estar.

Mas como lutar contra alimentos tão especiais e confortantes? A solução está bem ao alcance de suas mãos, braços, pernas e pés. A atividade física!

A pratica regular de exercícios físicos promove uma alta na produção de endorfinas, gerando o mesmo efeito de prazer e bem-estar. Outro fator relevante é que a prática de atividade física gera o aumento de sua demanda energética, favorecendo o controle de peso nos seus possíveis exageros gastronômicos.

Mas lembre-se de sempre consultar profissionais: um Nutricionista lhe ajudará a controlar a compulsão alimentar e um Educador Físico lhe auxiliará no programa de atividade física.

Fonte: Best Trainers Club

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Faça 5 exercícios usando apenas uma faixa.

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Os exercícios abaixo foram criados para serem praticados com uma fita de alongamento, mas você pode facilmente adaptá-los com o que tiver em casa. “Você pode improvisar com uma faixa elástica ou mesmo uma toalha”, aconselha o profissional Allan Menache. Só se certifique de que seja resistente e sustente o peso do seu corpo.

1. Prenda a fita de alongamento em um ponto fixo onde possa segurá-la com as duas mãos. Para isso, escolha um móvel na casa, como o pé de uma mesa pesada ou a maçaneta de algum armário. Depois sente-se no chão e afaste as pernas lateralmente até onde conseguir. Usando a fita como apoio, incline o tronco e permaneça nesta posição por entre 20 e 30 segundos.

A repetição funciona como alongamento da musculatura adutora dos membros inferiores, ou seja, trabalha a parte interna das coxas. O uso da fita ou da faixa ajuda no apoio na hora da inclinação e aumenta a intensidade do exercício.

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Lembre-se: é importante que você incline o corpo até onde puder. Respeite os seus limites!

2. De novo com a fita presa em um ponto fixo da casa, enrole-a nos braços para dar apoio e depois cruze uma das pernas sobre a outra, ficando de um pé só. Como se fosse sentar em uma cadeira com as pernas cruzadas, repita o movimento de subir e descer dobrando o quadril, a parte do corpo que é trabalhada nesta rotina. A atividade também beneficia a musculatura posterior dos membros superiores.

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Escolha sempre um móvel pesado ou ponto fixo na casa para praticar!

3. Segure uma ponta da fita acima da cabeça e outra com o braço atrás das costas. Depois faça o movimento de puxar a fita para baixo, trazendo junto com ela a mão que está em cima. Mantenha a repetição por 20 segundos e depois troque os lados das mãos. O exercício ajuda na definição dos tríceps.

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Cuidado: sempre que for trocar de lados durante o exercício, solte a fita e leve os braços lentamente para junto do corpo antes de subi-los novamente.

4. Deitada de costas no chão, coloque a fita de alongamento por trás do seu pé esquerdo e a segure com as duas mãos. Erga a perna esquerda o mais alto que conseguir, sem dobrar os joelhos. Mantenha a posição por 20 segundos. Neste período, você sentirá a parte de trás da sua coxa sendo esticada. Depois troque de perna e faça o mesmo.

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Dica: use um tapete limpo para evitar o contato direto com o chão e escolha um local bem espaçoso na casa, para não esbarrar em nada.

5. Sentada em uma cadeira, mantenha a coluna reta. Empunhe a faixa de alongamento com ambas as mãos e braços estendidos acima da cabeça, formando uma letra V bem aberta com os braços. Movimente os braços para trás do corpo, abrindo a região do peitoral, a ser trabalhada nesta atividade. Continue movimentando até deixar a faixa na altura dos ombros ou até onde conseguir, dentro de seus limites (praticando mais, você vai evoluindo). Repita o exercício três vezes por entre 20 a 30 segundos.

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Escolha uma cadeira bem firme para não sair do lugar durante o exercício!

Fonte: MdeMulher por Karoline Gomes

Cuidados necessários na hora de praticar atividades na rua após chover.

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Na chuva, vale a pena ficar esperto a algumas normas de segurança na hora de praticar atividade na rua para não se machucar.

Pode parecer clichê, mas não custa lembrar:

  • Cuidado com o piso, pois ele se torna escorregadio.
  • Evite passar por poças de água, porque elas podem esconder buracos, ocasionando torções ou possíveis quedas.
  • Se for correr, pratique o esporte em cima da calçada. Nunca no meio-fio, pois um carro pode derrapar e causar um acidente mais grave.
  • Se estiver relampejando, aborte o treino. Segurança em primeiro lugar!

Fonte: Portal Corpo a Corpo

As ligações entre a atividade física e a produtividade são cada vez mais recorrentes.

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Exercício e produtividade são os dois lados da mesma moeda e a prova de que a atividade física é a grande impulsionadora da concentração, criatividade e ritmo. Mas porquê?

O site The Next Web definiu seis motivos pelos quais as pessoas que se ‘mexem’ são mais produtivas:

  1. Exercício mantém a concentração– diz um estudo da Universidade de Bristol que as pessoas que se exercitam têm um melhor desempenho no trabalho. De acordo com a investigação, quem pratica exercício físico é mais organizado, gerindo melhor o tempo e o próprio raciocínio.
  2. Exercício melhora a energia– boa disposição e energia são duas das melhores consequências da prática de exercício físico, diz uma investigação levada a cabo pela Universidade da Geórgia, que detectou que as pessoas mais ativas (e que praticam exercícios ou modalidades mais intensas) são as que apresentam melhores níveis de energia.
  3. Exercício melhora a atividade cerebral –existe uma forte relação entre a aptidão física, a função cognitiva e a redução dos níveis de estresse no trabalho, sendo que é a atividade física a responsável pela melhor atividade cerebral e pela redução dos níveis de tensão e ansiedade durante a execução de tarefas.
  4. Exercício melhora a criatividade– não é preciso correr ou levantar pesos para ter ideias, uma simples caminhada ao ar livre (de preferência junto a espaços verdes) ajuda a elevar os níveis de criatividade, conta um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology, como conta o The Next Web.
  5. Exercício melhora o equilíbrio entre vida pessoal e laboral– precisa de algo que separe a sua vida do trabalho? O exercício é a resposta. Uma investigação publicada na Havard Business Review indica que as pessoas que mantêm uma prática regular de atividade física sentem menos dificuldade em separar a vida pessoal da laboral, não levando as questões do trabalho para casa e vice-versa.
  6. Exercício ajuda a estar em ambientes desconfortantes – com uma vida atarefada (muitas vezes dividida entre casamento, filhos e trabalho) a atividade física é vista como um luxo e pode mesmo deixar as pessoas desconfortáveis. Contudo, diz a publicação, manter esta rotina ajuda a aceitar outros ambientes desconfortáveis e a sair da zona de conforto.

Fonte: Notícias ao Minuto

Entenda a importância do alongamento para evitar lesões e melhorar desempenho em outras atividades.

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Você certamente já deve ter sofrido com algum tipo de dor decorrente de tensões, especialmente se passa muito tempo em frente ao computador. Manter hábitos sedentários provoca a chamada perda de flexibilidade, que até pouco tempo era deixada de lado quando se falava de atividade física. A ideia de que os programas de treinamento devem incluir apenas exercícios para o sistema cardiovascular e para resistência muscular vem sendo mudada. O alongamento deixou de ser apenas os dois minutos iniciais e ganha importância dentro de todas as modalidades de atividade física.

Exercitar o alongamento reduz os encurtamentos musculares e as tensões e, consequentemente, melhora a postura e ameniza a formação de nódulos musculares, além de auxiliar na circulação.

Estudos recentes comprovam ainda a importância da flexibilidade para o desempenho de outras capacidades físicas, como a força, velocidade e até mesmo a resistência, seja de um músculo específico ou do corpo como um todo. O alongamento também favorece os atletas, já que uma maior amplitude do movimento reduz o gasto energético. Para os adeptos da corrida, é possível corrigir postura, melhorar o desempenho durante o treino e sanar os encurtamentos musculares, que são prejudiciais e causam lesões.

Fonte: Portal WSport

Resultados da Corrida de Aniversário

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medalhasNo sábado, dia 04 de julho, aconteceu a corrida de comemoração pelo aniversário de 3 anos do Studio Personal Center. Com largada no marco 0km da Orla do Gasômetro, em Porto Alegre, o evento contou com percursos de 4km e 8km. Teve tenda com café da manhã, hidratação, medalhas e muito sorriso! PARABÉNS PARA TODOS OS PARTICIPANTES!!

Confira abaixo os tempos de cada atleta:

NOME TEMPO FINAL DISTÂNCIA
Luisa Venuto 50:32 8Km
Thayná Fonsceca Ourique 49:52 8Km
Guilherme Ferreira e Silva 49:52 8Km
Thais Passeto 45:22 8Km
Max Passeto 43:28 8Km
Priscila Oliveira 21:44 4Km
Denise Cruz 24:39 4Km
Wagner Passeto 26:58 4Km
Marcia Porto 41:50 4Km
Lucas Porto 32:02 4Km
Eduarda Teston 32:02 4Km
Paula Moretti 44:15 4Km
Leatrice Vargas 36:14 4Km
Joanne Appel 24:51 4Km
Wilce Montenegro 25:56 4Km
Flavia Carlini 31:47 4Km
Leila Couto 41:50 4Km
Marcos Dal Ri 25:39 4Km
Rúbia Almeida 36:14 4Km
Enio Leão 26:17 4Km
Thayná Luana 29:15 4Km
Cauã Ourique 20:40 4Km