Exercício e produtividade são os dois lados da mesma moeda e a prova de que a atividade física é a grande impulsionadora da concentração, criatividade e ritmo. Mas porquê?
O site The Next Web definiu seis motivos pelos quais as pessoas que se ‘mexem’ são mais produtivas:
- Exercício mantém a concentração– diz um estudo da Universidade de Bristol que as pessoas que se exercitam têm um melhor desempenho no trabalho. De acordo com a investigação, quem pratica exercício físico é mais organizado, gerindo melhor o tempo e o próprio raciocínio.
- Exercício melhora a energia– boa disposição e energia são duas das melhores consequências da prática de exercício físico, diz uma investigação levada a cabo pela Universidade da Geórgia, que detectou que as pessoas mais ativas (e que praticam exercícios ou modalidades mais intensas) são as que apresentam melhores níveis de energia.
- Exercício melhora a atividade cerebral –existe uma forte relação entre a aptidão física, a função cognitiva e a redução dos níveis de estresse no trabalho, sendo que é a atividade física a responsável pela melhor atividade cerebral e pela redução dos níveis de tensão e ansiedade durante a execução de tarefas.
- Exercício melhora a criatividade– não é preciso correr ou levantar pesos para ter ideias, uma simples caminhada ao ar livre (de preferência junto a espaços verdes) ajuda a elevar os níveis de criatividade, conta um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology, como conta o The Next Web.
- Exercício melhora o equilíbrio entre vida pessoal e laboral– precisa de algo que separe a sua vida do trabalho? O exercício é a resposta. Uma investigação publicada na Havard Business Review indica que as pessoas que mantêm uma prática regular de atividade física sentem menos dificuldade em separar a vida pessoal da laboral, não levando as questões do trabalho para casa e vice-versa.
- Exercício ajuda a estar em ambientes desconfortantes – com uma vida atarefada (muitas vezes dividida entre casamento, filhos e trabalho) a atividade física é vista como um luxo e pode mesmo deixar as pessoas desconfortáveis. Contudo, diz a publicação, manter esta rotina ajuda a aceitar outros ambientes desconfortáveis e a sair da zona de conforto.
Fonte: Notícias ao Minuto