Dieta e Exercícios: se manter ativo é uma das metas mais difíceis de alcançar.

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Mais um ano se inicia e com ele vêm mais uma vez as famosas proposições de ano novo e certamente a grande maioria dessas proposições tem como tema principal entrar em forma. Para atingir essa meta tão desejada e desafiadora, não existe nenhuma fórmula mágica, o proponente deverá necessariamente ajustar sua dieta, iniciar ou refinar seu programa de atividades físicas e principalmente, e talvez a etapa mais difícil, incorporar esses novos hábitos no seu dia-a-dia.

Porém, modificar hábitos é tão difícil que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que para a grande maioria das pessoas, essas proposições de ano novo são abandonadas em menos de 15 dias. O grau de dificuldade será sempre proporcional à magnitude da mudança.

Basta lembrarmos do exemplo de um programa de televisão americano chamado “The Biggest Loser”, ou “O Grande Perdedor”, em português, em que os participantes são submetidos a uma dieta bastante restritiva e a um programa de atividades físicas muito intenso com o objetivo de premiar aquele que perdeu mais peso ao fim do programa.

Uma pesquisa publicada em 2017, na revista Obesity, realizada com ex-participantes do programa revelou que o fator determinante para a melhor manutenção do resultado conquistado, ou seja, menor reganho de peso, foi a manutenção do hábito de se realizar exercícios. Para entender melhor, os ex-participantes que tiveram bom resultado a longo prazo foram aqueles que incorporaram atividade física na sua vida, apesar de não continuarem com a dieta restritiva do programa.

Portanto, se você se propôs a entrar em forma em 2019, mas sempre acaba escapulindo da dieta, faça exercícios regularmente.

Fonte: Portal Eu Atleta (G1)