Entenda a importância do alongamento para evitar lesões e melhorar desempenho em outras atividades.

alongamento1

Você certamente já deve ter sofrido com algum tipo de dor decorrente de tensões, especialmente se passa muito tempo em frente ao computador. Manter hábitos sedentários provoca a chamada perda de flexibilidade, que até pouco tempo era deixada de lado quando se falava de atividade física. A ideia de que os programas de treinamento devem incluir apenas exercícios para o sistema cardiovascular e para resistência muscular vem sendo mudada. O alongamento deixou de ser apenas os dois minutos iniciais e ganha importância dentro de todas as modalidades de atividade física.

Exercitar o alongamento reduz os encurtamentos musculares e as tensões e, consequentemente, melhora a postura e ameniza a formação de nódulos musculares, além de auxiliar na circulação.

Estudos recentes comprovam ainda a importância da flexibilidade para o desempenho de outras capacidades físicas, como a força, velocidade e até mesmo a resistência, seja de um músculo específico ou do corpo como um todo. O alongamento também favorece os atletas, já que uma maior amplitude do movimento reduz o gasto energético. Para os adeptos da corrida, é possível corrigir postura, melhorar o desempenho durante o treino e sanar os encurtamentos musculares, que são prejudiciais e causam lesões.

Fonte: Portal WSport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s