Quero iniciar Atividades Físicas durante a Gestação. Posso?

gravida-treino

Posso iniciar atividades físicas durante a minha gestação? A resposta é SIM, para as grávidas que não tem complicações. Os estudos apontam que há possibilidade de iniciarmos atividades físicas na gestação, mesmo que nunca se tenha feito.

Os benefícios do exercício físico realizado durante o período gestacional vão muito além da melhora na estética, contribuem para um ganho de peso adequado, facilitam o trabalho de parto, auxiliam na prevenção do diabetes e hipertensão gestacional, melhoram a autoestima, modulam a flutuação de humor, além de ser uma ótima oportunidade para sair do sedentarismo!

A gestante que está com o pré-natal em dia e afastados todos os riscos gestacionais está liberada para avaliar seu condicionamento físico atual com o Médico do Esporte. Nesta etapa podem ser necessários exames complementares como teste ergométrico/ergoespirometria (esteira), laboratoriais (de sangue) e testes funcionais (postura, alongamento).

treino-gravidezConsiderando os resultados das avaliações iniciais estamos aptos a planejar o início das atividades físicas. Elas devem incluir treinos aeróbicos, treino contra resistência, exercícios de estabilidade e mobilidade articular, além de alongamentos. Nesse momento é fundamental que um profissional de Educação Física possa te orientar. Quem está sedentária, deve iniciar devagar, começando com treinos curtos, onde o volume e a intensidade vão variar de acordo com o condicionamento físico, a idade e peso da gestante.

Quanto ao condicionamento muscular, preconiza-se que sejam contemplados os grandes grupos musculares, incluindo: coluna torácica (superior) e lombar, abdome, assoalho pélvico, membros superiores, glúteos e membros inferiores.

É muito importante que sejam observadas as particularidades da gestante aqui. O programa de treino deve ser realizado de acordo com as especificidades de cada mês da gravidez, com o máximo de segurança, respeitando as fases e condições físicas da futura mamãe e do bebê. E ainda: realizar respiração contínua durante todo o exercício, mais repetições e pesos mais leves, lembrando que a gestação NÃO é o período para Hipertrofiar!

Após o treino planejado não podemos esquecer de evitar praticar as atividades em ambientes quentes e úmidos (principalmente no 1º trimestre), evitar exercícios isométricos (posição fixa), manter a nutrição e hidratação adequadas, evitar atividades que envolvam contato físico ou risco de queda e INTERROMPER a atividade SEMPRE que:
❌ Tiver falta de ar excessiva; Frequência cardíaca muito elevada;
❌ Dor no peito;
❌ contrações uterinas dolorosas;
❌ Sangramento vaginal;
❌ Vazamento de fluidos pela vagina;
❌ Tontura ou desmaio.

Depois disso tudo desejo um bom início de atividades físicas para todas as mamães, que a gestação seja tão linda quanto as tardes de verão!

Autora: Dra. Sohaila Dalbianco Younes, Médica do Esporte – Porto Alegre/RS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s