5 Benefícios que os Exercícios Físicos trazem para a Saúde.

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Quando você pensa em “exercício físico”, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Muito provavelmente a sua resposta tenha sido “emagrecer“, não é mesmo? Embora a prática de atividades físicas realmente possa ajudar no emagrecimento, os benefícios do exercício físico vão muito além disso.

Veja agora os 5 melhores benefícios que a prática de exercício físico pode trazer para a sua saúde!

BCN1. Mais forte, mais rápido.

Esse, com certeza deve ser um dos mais conhecidos benefícios da prática regular de exercícios físicos. Porém, as vantagens vão muito além de ter músculos fortes, grandes e definidos.

Isso porque exercitar-se pode fortalecer também outras partes do seu corpo, como o sistema cardiovascular e respiratório. E como isso é possível?

Bem, quando nos exercitamos, fazemos com que os batimentos do coração e o ritmo da respiração aumentem. Com isso, mais sangue e oxigênio são bombeados, o que, a longo prazo, pode contribuir para o fortalecimento do corpo.

2. Doenças não passarão.

Não é novidade que praticar exercícios físicos pode aumentar a sua saúde. Mas além disso, diversos estudos já comprovaram que exercitar-se também ajuda a prevenir diversas doenças crônicas.

Alguns dos benefícios da prática regular de exercícios físicos incluem melhora da circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos e ossos. Outros benefícios são o aumento da capacidade cardiopulmonar, o que resulta em 17% menos risco de infarto.

Além da prevenção o exercício pode servir para reabilitação (com acompanhamento do médico e orientação do profissional de educação física). Tecnicamente nenhuma condição médica poderia piorar com a prática do exercício físico correto.

3. Sai pra lá, baixo astral.

Você já teve a sensação de prazer e bem-estar depois de dançar ou de fazer aquela caminhada?

Bem, isso acontece porque praticar qualquer atividade física libera endorfinas. Endorfinas são hormônios ligados à sensação de felicidade e bem-estar e contribuem para nossa saúde emocional. Justamente por isso, praticar exercícios físicos pode ser extremamente benéfico para você!

Além disso,a prática regular de alguma atividade pode contribuir para uma noite de sono melhor, para combater a insônia e melhorar sua autoestima!

4. Para todas as idades.

Engana-se quem pensa que praticar exercícios físicos depois de uma certa idade não é recomendável!

Jovens, adultos e seniores levam uma vida mais tranquila e saudável quando tem o hábito de se exercitarem. Agora, é claro que nem todos os esportes e atividades são recomendadas para todas as idades.

Esportes de alto impacto como triátlon, por exemplo, podem não ser recomendados para pessoas acima de 60 anos. Porém, isso dependerá muito mais do estilo de vida dessa pessoa do que propriamente da idade.

5. Não existe o melhor esporte.

Treinamento funcional, musculação, caminhada, pilates, natação, futebol ou surf…

Embora em algumas épocas alguns esportes e exercícios sejam mais mencionados do que outros, o importante é sempre buscar o exercício físico que você mais gosta e que mais se adapta a você e ao seu estilo de vida.

Cada pessoa é única, tem objetivos particulares e, em alguns casos, limitações físicas. E para cada caso, um esporte ou exercício físico será o mais indicado! Quando você faz o que gosta, provavelmente conseguirá fazer da atividade física uma parte do seu dia e terá o máximo de benefícios!

Fonte: Site Bem de Saúde

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