Qual a melhor forma de respirar durante a corrida?

Afinal de contas, é melhor respirar pela boca ou pelo nariz? Existe uma maneira correta? Pode melhorar o desempenho?

respiracao

Segundo especialistas, a função respiratória é regulada por um mecanismo muito preciso e de maneira involuntária. Isso significa que, durante o exercício físico, não precisamos pensar para respirar. Portanto, respirar corretamente na corrida é respirar da forma mais natural possível e não se preocupar em interferir na respiração. Exceto, claro, em algumas modalidades específicas, como a natação, que pode exigir alguma necessidade de adequação da respiração com um aprendizado específico.

Durante uma atividade física, a necessidade de captar oxigênio e eliminar gás carbônico aumenta na razão direta da intensidade do exercício. Quando a atividade é muito mais intensa, o nariz não consegue absorver a quantidade de ar necessária. Por isso, de maneira involuntária, passamos a inspirar também pela boca.

Essa regulação é automática. O mecanismo regulador ajusta a função respiratória e promove um aumento do fluxo de entrada e saída de ar pelas vias aéreas. Trata-se de um ajuste necessário para proporcionar uma adaptação à intensidade do exercício.

diafragma_respiracao

A respiração na corrida deve ser feita da maneira mais natural possível. (Foto: Eu Atleta)

A dificuldade em manter a respiração na corrida é comum para os iniciantes, mas vale lembrar que o ritmo respiratório é consequência do nível da atividade. Ou seja, é importante reduzir o ritmo caso esteja com dificuldade para respirar. Assim, você pode achar mais facilidade para terminar os treinos sem que a respiração seja um problema.

Fonte: Eu Atleta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s