Treinamento Funcional é opção para ganho de força.

aula-exprimental

Condicionamento, mobilidade, potência, velocidade, resistência… o treinamento funcional, reconhecido por reunir diferentes capacidades físicas em um único treino, tem sua base em movimentos que seguem padrões e funções articulares como puxar, empurrar, agachar, saltar, enfim, se movimentar de maneira eficiente.

Muita gente imagina que o funcional é um treino difícil e tem seus resultados limitados ao gasto calórico. No entanto, além de ser simples, um programa de treinamento funcional pode ter como objetivo, Força ou Hipertrofia muscular.

Tendo como pilar o fortalecimento do core – conjunto de músculos responsáveis pelo equilíbrio e estabilidade postural do tronco – uma vantagem do funcional é a ativação contínua de musculaturas que as máquinas de musculação não o fazem.

É importante saber que o treinamento funcional visa aprimorar e aperfeiçoar as capacidades físicas de um indivíduo, seja para as atividades da vida diária, ou para melhoria do desempenho ou reabilitação no esporte, exercendo movimentos eficientes.

Enquanto a musculação se limita a aparelhos onde o aluno exercita suas capacidades físicas de uma forma mais estática e localizada, o treinamento funcional melhora as mesmas capacidades, integrando tudo de uma forma mais dinâmica, utilizando o corpo por inteiro.

Apesar de não possuir contraindicações, a prática exige alguns cuidados. Não existem restrições, ou seja, o funcional pode ser adaptado para a realidade de cada pessoa. No entanto, é preciso ter discernimento e conhecimento do profissional de educação física para diminuição nos riscos de lesões e disfunções.

Pensando em quem nunca praticou, mas deseja começar, a primeira orientação é fazer um check-up.  É importante que o médico ateste as condições físicas do aluno. Minhas recomendações são: procurar um bom professor de educação física; atentar-se aos hábitos alimentares com a ajuda de um nutricionista; ter consciência que os resultados são alcançados com tempo, dedicação e disciplina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s