Entenda porque a corrida é uma boa opção para relaxar e evitar depressão.

Running woman in park

Além de auxiliar na perda de peso, a atividade aeróbica não turbina apenas seu corpo, como também pode funcionar como um poderoso antidepressivo. Isso acontece porque, durante a corrida, o corpo libera substâncias químicas, como a endorfina, serotonina e dopamina, por exemplo, que agem no sistema nervoso central, garantindo sensação de prazer e relaxamento.

É sabido ainda que o estresse crônico pode levar à eliminação e atrofia de neurônios, condição diretamente ligada à depressão. Por isso, a corrida, que ajuda a aliviar as tensões, pode combater o problema.

O que mostram os estudos

A explicação para o fenômeno é que a atividade física também aumenta o ritmo cardíaco e a circulação sanguínea no cérebro que passa a receber maior quantidade de estimulantes da produção de novas células.

Segundo um estudo da Universidade Southwestern, no Texas, praticar corrida três vezes por semana pode ser tão eficaz quanto o uso de antidepressivos. A pesquisa mostrou que pessoas que praticaram corrida durante 30 minutos em três a cinco dias por semana tiveram, após 3 meses, redução de 47% de seus sintomas depressivos.

Para Drauzio Varella, médico e maratonista com mais de 50 anos de idade, correr não apenas é ótimo para saúde fisicamente, mas também do ponto de vista psicológico. “Sou muito agitado e ansioso, quero fazer tudo logo e, quando fico uns dias sem treinar, pioro. A corrida é um antidepressivo poderoso. O corpo libera substâncias químicas que agem no sistema nervoso central e, além do prazer, provocam aquele relaxamento típico do exercício. Você toma um banho e sai com a sensação de que é capaz de resolver qualquer problema. Dá uma autoconfiança muito grande”.

Fonte: Bolsa de Mulher – Saúde. Foto retirada da internet.

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