Praticar caminhadas e corridas traz prazer ao corpo, aumenta a autoestima, ajuda no emagrecimento, é extremamente importante para a saúde, melhora o condicionamento físico e aumenta os níveis de energia.
Mas, ao iniciar qualquer exercício físico deve-se ter cautela, de início buscar uma avaliação médica, para saber qual tipo de exercício é permitido realizar.
Não queira emagrecer no primeiro dia de treinamento, praticando exercícios pesados no primeiro dia de treino, deve-se ir aumentando gradativamente conforme o organismo pede. Caminhar e correr exige algumas situações: a roupa correta, alongamentos antes e após a caminhada e corrida e aquecimento antes da corrida. Uma caminhada errada pode trazer transtornos e lesões aos membros inferiores.
Uma lesão muito frequente e pouco conhecida é a síndrome do estresse tibial ou periostite medial da tíbia, conhecida popularmente como “canelite”, que acomete principalmente esportistas iniciantes. A inflamação acomete principalmente o periósteo; tecido que envolve o principal osso da parte anterior da perna; a tíbia, mas pode expandir para ossos e músculos, em alguns casos até fratura da tíbia.
Essa inflamação é causada também devido aos erros de treinamentos, pessoas destreinadas, sedentárias, que iniciam os exercícios físicos exagerando na quantidade e intensidade; principalmente aos corredores, pela falta de preparo dos músculos para corrida, calçados inadequados, aumento súbito das atividades físicas, estar acima do peso, pronação dos pés, assimetria dos membros inferiores e até fatores genéticos.
Sintomas
Dor intensa durante os treinamentos, edema local, dor à palpação, se for na fase avançada a dor persiste também em repouso. Em alguns casos a canelite pode evoluir para fratura.
O diagnóstico é feito através de ressonância magnética, RX e cintilografia.
Dicas de tratamento
- Procurar um serviço de saúde, logo que iniciar a dor, para obter o diagnóstico correto;
- Detectado a canelite, manter repouso, por 2 ou 3 semanas;
- Diminuir a intensidade dos exercícios físicos, conforme orientação do treinador e/ou médico.
- Realizar compressas com gelo, diariamente;
- Tratamento com anti-inflamatórios, somente com “prescrição médica”.
Fonte: Blasting News