Batendo no Ritmo Certo

Heart shape in woman's hands. Cardiovascular medicine

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% dos ataques cardíacos, infartos prematuros e outras doenças são passíveis de prevenção. A saída está numa dieta balanceada – frutas, verduras, pouca gordura e pouco sal -, na prática de atividade física e no combate ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas. Essas condutas vão contribuir para evitar fatores de risco para o coração, como hipertensão, peso, sobrepeso e colesterol alto.

Segundo a cardiologista Patrícia Toscano Rocha Rolim (médica cooperada da Unimed João Pessoa), nos dias atuais, o comodismo, a falta de tempo e até de informação sobre o real benefício de adotar um estilo de vida saudável estão entre os fatores que fazem as pessoas cultivarem os maus hábitos.

Cuide do seu coração!

Para manter o coração batendo no ritmo certo e sem problemas, a cardiologista destaca que a atividade física regular é importante, mas deve estar aliada a outras práticas. “O exercício físico feito regularmente é importante para a prevenção das doenças cardiovasculares, mas deve vir sempre acompanhado de uma reeducação alimentar, da redução na ingesta de sal e álcool e em deixar de fumar”, recomenda.

Além de controlar os fatores de risco adotando hábitos saudáveis, a visita a um especialista também é essencial para prevenir as doenças do coração.

Mas, atenção: não existe idade mínima para começar a cuidar do coração. Se um estilo de vida saudável for adotado já na juventude, os benefícios serão maiores, porém nunca é tarde para mudar hábitos. Iniciando após os 60, essa mudança também vai contribuir para manter o coração forte e saudável. Então, para que perder tempo? Comece hoje mudando, pelo menos, um hábito.

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s