Aqueles 20 minutinhos que emagrecem.

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Atividades intensas e curtas aceleram o metabolismo por mais tempo após o treino. Veja o que disse nosso colega e especialista Marcio Atalla sobre a dúvida da leitora.

Depois que casei e tive filhos, não consigo ter tempo para atividade física. É do trabalho para casa, para a creche do filho, para a cozinha e para a cama – porque já estou morta! Estou ficando cada vez mais sedentária, cansada e, o pior, gordinha. Se eu fizer algum exercício por 20 minutos adiantaria? Qual é mais eficiente para emagrecer? – Marina Teixeira

Adianta, sim. Vinte minutos por dia são suficientes para você ser considerada uma pessoa ativa e colher benefícios. Se a ideia é emagrecer, o melhor seriam exercícios mais intensos e mais curtos, ou seja, treinos anaeróbicos. Um estudo feito no Canadá dividiu adultos voluntários que eram sedentários em três grupos: o primeiro que continuou sedentário, o segundo que fazia 45 minutos de bicicleta ergométrica em ritmo moderado e o terceiro que fazia picos de alta intensidade de 20 segundos com descansos de dois minutos, com total de dez minutos de treino. Os grupos permaneceram com essa rotina durante 12 semanas e, ao final, os pesquisadores constataram que os exercícios mais curtos e mais intensos aceleram o metabolismo por mais tempo após o treino. Isso significa que a queima calórica tende a durar mais em momentos de repouso. Além disso, há conclusões científicas de que esse tipo de treino solicita um pouco mais da gordura que fica na região abdominal, entre os órgãos e vísceras, a mais nociva à saúde.

Fonte: Revista Época

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