Será que apenas ir à academia é suficiente para combater as dez, onze, doze horas sentado à mesa no trabalho, em frente ao computador e em frente à TV?
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstra que o tempo dedicado ao exercício físico não é tudo. De acordo com o estudo, quebrar o ciclo de imobilidade ao qual sujeitamos o corpo é um complemento essencial às atividades físicas de moderada ou alta intensidade. A sugestão é realizar um minuto e 40 segundos de exercício a cada meia hora de comportamento sedentário. Parece pouco, mas os investigadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, defendem pode fazer a diferença e trazer benefícios para a saúde.
Comparados àqueles com comportamento sedentário de nove horas seguidas, os pacientes praticantes do método sugerido apresentaram níveis mais baixos de açúcar e insulina pós-prandial (após refeições) no sangue. Valores que, quando elevados, são sinais de aviso para a diabetes tipo dois e um fator de risco para doenças cerebrovasculares.
Portanto, mexa-se!
ANDAR
Levante-se da mesa de meia em meia hora para andar um pouco (nem que seja para ir ao banheiro lavar as mãos). A sua circulação agradece e você soma passos para atingir a meta dos dez mil que deve dar por dia.
GIRAR
Na mesa, a maioria das articulações do corpo fica parada durante horas seguidas. Mexa-as: rode pulsos, tornozelos, ossos da bacia, braços e cabeça.
ALONGAR
Os alongamentos são essenciais para combater dores posturais. Para fazê-los, basta esticar-se lentamente e manter um pouco essa posição.
FORTALECER
Mesmo sentado faça exercícios de fortalecimento muscular, como levantar as pernas do chão e mantê-las algum tempo esticadas.
RELAXAR
Enquanto anda, aproveite para fazer algum relaxamento. Por exemplo, com os braços ao longo do tronco, sacuda as mãos. E respire pausadamente.
Fonte: Notícias Magazine