A câimbra (ou cãibra) muscular é extremamente comum. Trata-se de um espasmo ou contração involuntária do músculo, normalmente muito dolorosa e não reversível espontaneamente, que pode durar de alguns segundos até vários minutos.
Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações. Os mais comuns são:
– Panturrilhas (batata da perna)
– Músculos anteriores e posteriores da coxa
– Pés
– Mãos
– Pescoço
– Abdômen
CAUSAS DAS CÃIBRAS
Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma sobre-excitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos pode ser provocada por atividade física vigorosa, desidratação, longos períodos de inatividade, baixo nível sanguíneo de magnésio, cálcio e potássio, entre outras alterações e patologias.
COMO EVITAR AS CÃIBRAS
Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço.
Pessoas sedentárias costumam ter mais câimbras, por isso, manter-se ativo costuma ser uma boa solução para preveni-las.
Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando estas ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso, pelo menos, algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.
Veja mais em http://www.mdsaude.com/2008/10/cimbras.html